17.4.13

uma pessoa por dia e 365 fotos!

Vagando pela internet somos capazes de encontrar várias coisas chatas.
Várias coisas legais.
E várias coisas muito interessantes e, na minha opinião, o post de hoje de encaixa nessa última categoria.

Vocês já ouviram falar do projeto Uma Pessoa Por Dia?
Com mais de 4 mil curtidas na página do Facebook e algumas reportagens em jornais e revistas, chegou a vez do Grimpeiros saber um pouco mais sobre o projeto e a dona dele: a carioca Monalisa Marques (que é um amor amor amor de pessoa).

É bem fácil de entender: tirar a foto de uma pessoa por dia! Aí que está toda a genialidade. É tudo simples e tão cheio de detalhes... Melhor ainda é poder observar as pessoas no "habitat" natural delas: a caminho de casa, no trabalho, se divertindo... Sem falar que as fotos são maravilhosas! E cada fotografia vem seguida da pergunta: o que marcou seu dia hoje?
Se você estiver andando pelas ruas do Rio, watch out!, você pode acabar participando, sem querer, do projeto.

(6 de janeiro: Onorina. Teve um ótimo domingo de almoço em família)

E pra falar mais sobre o projeto, quem melhor do que a própria Monalisa?

De onde veio a paixão por fotografia?
Eu me formei em jornalismo. No quarto período da faculdade eu fiz uma matéria chamada Fotojornalismo e amei. Foi quando eu aprendi os conceitos básicos da fotografia e tive a oportunidade de usar máquinas profissionais. Depois disso fiz duas matérias de fotografia no departamento de Design, e ter sido apresentada à Lomografia também foi fundamental. Eu me viciei na lomografia, aliás, e além da minha câmera digital eu tenho hoje mais seis câmeras analógicas. A câmera digital chegou a ficar um tempo parada no armário por causa disso... Posso dizer que só voltei a usá-la com frequência por causa do projeto mesmo, porque ele requer certo "imediatismo", digamos. 
Há uns dois meses eu estava revendo os álbuns de família e encontrei umas fotos que eu fiz dos meus cachorros com a câmera dos meus pais. Fiquei bem orgulhosa quando vi que eu já tinha noções de enquadramento! Hahaha. 

(8 de março: Luiza. Depois de 23 anos loira, resolveu ficar ruiva e ainda não se acostumou)

Como surgiu a ideia do projeto?
A ideia do projeto surgiu na madrugada do dia primeiro para o dia dois de janeiro. Me formei no final de 2012. Eu já vinha procurando o que fazer, procurando um projeto no campo das artes pra me envolver. Eu escrevo, faço teatro e tenho a fotografia como hobby (embora de vez em quando alguém resolva me pagar por isso... Hahaha). Sou curiosa e gosto bastante de explorar.
Nessa madrugada eu estava elétrica, não estava conseguindo dormir, revirando de um lado pra outro da cama. Estava apaixonada, inspirada, minha mente estava a mil. Aí eu tive a ideia e postei no meu status do Facebook (a mesma frase que é hoje a descrição da página). Cara, eu me surpreendi com a adesão dos meus amigos... Um monte de gente curtindo e dizendo que queria ver acontecendo e gente até se oferecendo pra ser fotografado. 
 Criei a página na mesma hora!A página do facebook, aliás, é só uma parte do projeto. Além das atualizações diárias, eu registro tudo num diário. Minhas dificuldades, pensamentos, motivações... Coisas que acontecem. Como eu cheguei a determinado personagem, por exemplo. Ou como não cheguei (no caso dos pipoqueiros... hahaha Seis pipoqueiros me disseram não até que eu conseguisse). Seria bacana se no final de tudo isso virasse um livro. E quem sabe tenha uma exposição também no final! 365 fotos... Imagina ver todos os personagens no mesmo lugar juntos! Ih, me animei com isso agora. Hahaha Alguém anuncia "agora vamos juntar todo mundo aqui nesse canto pra fazer uma foto". =D

(24 de março: Rafaela. "Ganho mal, mas me divirto")

Quais são seus momentos prediletos pra tirar as fotos para o projeto?
Meu momento preferido é no final da tarde. Ainda tem luz natural e a pessoa já pode responder à pergunta que eu faço: "O que marcou seu dia hoje?"


Quais são seus projetos futuros?
Ver esse projeto dando certo tem me motivado muito; me fez perceber que eu sou capaz de fazer uma coisa louca assim e tem feito a minha mente viajar bastante. Eu já tenho outros dois projetos em mente, ambos de fotografia, mas prefiro deixá-los arquivados até esse terminar. Bem, eu pedi demissão pra poder me dedicar melhor ao Uma Pessoa Por Dia. O aviso prévio termina no dia 25 desse mês, e há duas coisas que eu quero muito fazer: a primeira é ficar parada num lugar esperando alguém que me interesse passar, em vez de ficar perambulando, e a segunda é começar a me deslocar mais, a procurar locais novos. Até agora eu tenho me limitado ao eixo trabalho-casa, e isso tem me deixado entediada, sabe? Eu sinto que perco muita coisa com essa limitação.

(18 de fevereiro: Marconi. Ele estava em sua primeira hora das cinco que pretendia passar ali.)

Uma dica de fotografia que você queria compartilhar :)
(Uma dica? Gente, vou contar pra minha mãe que eu já to dando dicas! Hahaha Que chique.)
Acho que é fundamental manter a curiosidade, um espírito de explorador. Estudar sempre e procurar inspirações também para além da fotografia. Literatura, teatro, cinema, intervenções urbanas... Antes de sair por aí julgando uma obra ou dizendo que ela não te agrada, procurar saber mais sobre o artista, suas motivações e as condições sob as quais ele a produziu... Assim você aprende coisas novas. 
E tem que seguir seus instintos também. A intuição diz muito e na maioria das vezes está certa. 

(1 de abril: Kim. Vai passar o dia observando o movimento lá fora.)


É um projeto lindo, né? Não esqueçam de curtir a página e se juntar a essa proposta irada!

Au revoir, seus lindos.

2 comentários: