22.4.13

4 séries literárias que deveriam ser famosas, mas não são

Mudando um pouco do assunto modernidades de sempre, resolvi falar sobre livros.
Chega de ler reviews sobre Crepúsculo, O Ladrão de Raios, Harry Potter, Jogos Vorazes, Gossip Girl etc. Hoje é dia de falar daquelas séries que deveriam ser famosas, porém foram esquecidas nos fundos das livrarias.
Ou quase isso.

E nada contra essas séries, elas são ótimas (tirando Crepúsculo), mas todos já cansaram de ouvir falar delas, não é?

Então let the games begin!




1 - Feios, de Scott Westerfeld



O livro se passa num tempo bem mais a frente que o nosso. Não há poluição, as pessoas não destroem mais o meio ambiente e todos vivem em paz. Nessa época, as pessoas são feias até os seus 16 anos, quando passam por uma operação que as torna perfeitas. Exatamente: pele perfeita, cabelo perfeito, feições perfeitas e reações perfeitas. Tally Youngblood, como qualquer adolescente normal, também quer isso para si, afinal, quem quer ser feio? Porém sua amiga, Shay, não quer isso para si. Ela foge em busca dos Enfumaçados, um pequeno povo fugitivo que se recusa a passar pela operação. E a operação de Tally fica na berlinda quando ela é obrigada a ir atrás da amiga e descobrir onde fica esse povoado.
Essa é base da história e ao longo da série, vão se desenrolando muitos eventos de tirar o fôlego.
Admito que quando comprei os livros, não fazia ideia do que poderia vir com a história, mas vale muito a pena. O modo como o autor constrói esse mundo de feios x perfeitos e de como a visão da humanidade mudou com o passar dos anos... É muito bom, de verdade.
Sei que os direitos cinematográficos desses livros foram vendidos, mas sinceramente, gostaria que essa série fosse mais famosa antes de virar filme e não o contrário.
E e usou apaixonada pelas capas.


2 - As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell



Muita gente conhece o Bernard Cornwell, mas a maioria das pessoas o conhece pela série A Busca do Graal, que eu ainda não li. Enfim, a história dessa série é bem óbvia: a história do Rei Artur. E essa foi a melhor história sobre ele que passou por mim. É a história mais fiel, sem exageros e baseada em fatos. O livro é narrado pelo Derfel, um soldado fiel ao Artur. Um amigo meu me emprestou o primeiro e outro amigo me emprestou os dois últimos e eu fiquei encantada. O livro fala de todos os personagens principais como Lancelot, Guinevere, Nimue... Sem falar que o Bernard escreve muito bem. Os livros são enormes, mas eu li tão rápido que não percebi. Enquanto muitas pessoas amam A Guerra dos Tronos (e eu também), acho que se todos lessem essa trilogia iriam se apaixonar também. Infelizmente não os vejo se tornando filmes ou série futuramente, mas vale a pena a leitura.
É bem mais pra quem gosta desse papo medieval. Ou pra quem gosta de ler de tudo.


3 - As Fronteiras do Universo, de Philip Pullman



Minhas mais sinceras desculpas por ter posto a segunda capa do livro na imagem principal, mas não encontrei nenhuma com qualidade boa o suficiente pra fazer a montagem. Esse daí é conhecido pela maioria das pessoas, quase todo mundo já assistiu ao filme. O que quase ninguém sabe é que o filme termina antes do final do próprio livro (e até o filme termina daquele jeito precisa-de-uma-continuação) e de como a história da série é incrível. Primeiro: o autor escreve bem demais. Não dá pra começar os livros e não ler até terminar. Segundo: a história muda completamente de rumo ao longo do segundo e terceiro livros, aparecem novos personagens, novos objetivos. Essa foi uma das melhores séries que eu li na vida e fico chateada até hoje por não terem lançado os outros filmes. Vale ressaltar também que o final da série é surpreendente, terminei o livro já querendo ler tudo de novo. E o segundo livro é o melhor de todos.


4 - Exclusivo, de Kate Brian



Agora vamos pra parte mais menininha do post. Pelas capas e pelo nome, você pode achar que é uma série estilo Gossip Girl ou It Girl, mas eu só tenho uma coisa a dizer: não é. Digo porque eu também pensava nisso e fiquei meio assim quando ganhei o primeiro livro, mas depois que li, me apaixonei. A história é normal: Reed Breenan começa a estudar em um internato elitista e quer fazer parte da turma das meninas mais especiais, as meninas do Alojamento Billings. Até aí tudo bem, parece uma história normal, porém é cheia de intrigas e mistérios. Envolve uma rede de mentiras, assassinato, perseguição. A série não é idiota e fútil e é bem interessante de ler. Parte do motivo dela não ser tão famosa é que aqui no Brasil, só foi publicado até o terceiro volume, Intocável. O que é chato porque a série inteira possui 16 livros. Talvez não seja uma história que interesse um grande público, mas é uma leitura boa pra passar o tempo.


Espero de verdade que mais pessoas comecem a ler as séries e deem suas opiniões sobre o assunto :)

Particularmente, gosto muito de ler e estou sempre procurando leituras novas e adoro dar opiniões sobre elas. Minha dica de segunda-feira é o Skoob. Além de falar de lançamentos de livros, é possível trocar livros que você já possui, adicionar amigos e livros que você já leu, releu ou deseja.

See you all na quarta-feira!

0 grimpeiros:

Postar um comentário