6.12.12

Vamos falar de coisa boa, vamos falar de filmes analógicos (e não de TopTerm)

Olá você querido leitor, lembra-se do belo post sobre lomografia e fotografia analógica? (se você não leu ou não lembra, da uma clicada AQUI e enjoy it). Então, aquela foi a primeira parte, agora vamos para a segunda, vamos desvendar os filmes.



Um dos filmes mais usados e mais fáceis de ser achado é o 135, ele é mais comum que você pensa, lembra-se daquelas fotos que você fica olhando com os amigos e família, rindo da sua cara quando pequeno? Aquelas fotos tem 90% de chances de terem sido tiradas com esse filme. Também chamado de 35mm, pois esse é aproximadamente sua largura e é da categoria médio formato.
Fisicamente ele é bem simples, ele vem dentro de uma bobina para a proteção da luz (que pode fazer você perder tudo!), ele tem furos nas extremidades superior e inferior para melhor fixação no interior da câmera, suas fotos são no tamanho 24x36mm e os filmes podem ter 12, 24 ou 36 poses.
Exemplos de fotos tiradas com filme 35mm:


Outro filme bastante usado é o 120 e o 220, também é da categoria dos filmes de médio formato (não difere muito do 35mm), as diferenças são que ele vem enrolado fora da bobina e são envoltos, em toda sua extensão,  por um papel para a proteção da luz.
As câmeras que utilizam esses filmes podem escolher o formato da foto, elas pode ser: 60x60mm com fotos quadradas e dando um total de 12 poses ou 4,5x60mm com fotos retangulares e dando um total de 15 poses. E a diferença do 120 para o 220 é simples é ótima, o 220 tem o dobro do 120, assim o dobro de poses.
Mas a coisa ruim desde filme é que não é muito fácil de se achar em lugares físicos (lojas), se você quiser um, a probabilidade de achar na internet é bem maior!
Exemplos de fotos com filme 120/220:

  

Os filme 126 e 110 foram um lançamento da Kodak para a linha Kodak Instamact, sendo o 126 utilizado nas câmeras maiores da linha e produzindo fotos quadradas com proporção 26x26mm; e o 110, que foi produzido para os modelos “pockets” da linha, formando fotos retangulares na proporção 13x17mm.
Infelizmente ambos os filmes não são mais produzidos pela Kodak, mas a Lomography ainda esta vendendo!
Exemplos de fotos com filme 120/220:


Ai agora tem a parte que é mais teórica da coisa, existem alguns filmes que tem diferentes tipos de efeitos, os mais comuns aqui no Brasil são eles:
Negativo cor - É o filme mais comum, encontrado em qualquer canto e pode ser revelado em qualquer loja com minilab, através do processo C-41.
Negativo preto e branco - Não são mais tão fáceis de se encontrar, nem de revelar, mas é o filme mais fácil para se tentar revelar em casa. Vale lembrar que as gelatinas de flash não interferem no filme PB.
Cromo colorido - Também conhecido como slide, positivo, diapositivo e reversíveis, são muito bons para usar em câmeras lomográficas. A revelação pode ser feita em dois processos:

  1. Processo Cruzado (cross processing, x-pro) - É simplesmente revelar o filme como se fosse um negativo comum, em C-41. O filme que foi fabricado para ser revelado como positivo (processo E-6) quanto tratado como negativo gera cores saturadas e alto contraste. Muitos laboratórios se recusam a processar o filme dessa maneira alegando que essa película danifica o químico.
  2. Processo E-6 - Ao ser revelado através desse processo o filme vira um positivo, com cores vivas fieis a cena registrada. Esse processo é usado para se obter slides para projeção.
Ainda existem outros tipo de filme, que não são encontrados aqui no Brasil, como o Slide PB, o Infra-vermelho e muitos outros, se você tem câmeras lomograficas ou analógicas e vai fazer uma viagem para o exterior, não custa nada procurar casas especializadas e comprar alguns, ou você pode comprar pela eBay ou outro site, mas vai sair um pouco caro.
Por hora, este é o fim do post, mas logo mais deve ter outro falando de alguma coisa relacionada a fotografia, artes ou outra coisa interessante.
Deixa o que você achou do post aqui em baixo, curte, posta no twitter ~faz a propaganda~.

0 grimpeiros:

Postar um comentário