31.7.12

A importância do tratamento.

Oi! Pra quem não sabe eu sou nova aqui. Muito prazer! Não há muito o que falar sobre mim, meu nome é Pâmella, tenho 21 anos, sou formada em fotografia e adoro blogar. Vou tentar compartilhar com todos as coisas legais que sei e que acho pela internet, então... espero que vocês gostem. E pra quem ainda sim quiser saber mais de mim, é só dar uma lida no meu perfil. Hoje eu vou revelar algo que provavelmente todos que me conhecem já sabem: sou fascinada por efeitos em minhas fotos. Eu sempre uso algum filtro de cor, sempre dou uma ajustada no contraste/brilho e sempre melhoro minhas imagens antes de postar em qualquer lugar na internet. Há um tempo resolvi "eliminar" minhas fotos desse mundo pequeno que é a internet e então comecei a postar apenas imagens com o padrão que eu tanto gosto. Se você for uma pessoa que sabe garimpar, vai encontrar ainda alguma imagem minha sem algum filtro, mas você vai ter que procurar muito bem! ;) 
 


Hoje eu queria mostrar que o tratamento da imagem é realmente essencial. É de suma importância você saber a dose certa de tratamento. Melhorar uma imagem não significa que você deve usar todos os filtros e coisinhas bonitinhas em uma só foto, o mais importante é você saber QUANDO PARAR. Por isso muita gente abusa daqueles filtros do Pixlr-o-Matic e a foto acaba ficando: brega. Nesse post eu vou dar algumas dicas do que você pode e do que você não deve fazer.
 
 


O mais importante antes de fazer qualquer coisa na imagem, é regular o brilho e contraste. Como não são todas as pessoas que conseguem fotografar com a luz certa, as vezes a imagem sai mais escura, as vezes clara demais, e nessas você só consegue salvar a imagem (as vezes) no tratamento. Então, abra a imagem no Photoshop e trabalhe no brilho e no contraste. (não vou mostrar o tutorial aqui porque se não o post ficará muito longo) Abaixo veja o comparativo:

Aqui eu usei o Pixlr-o-matic e usei o filtro Bob. Já deu uma boa melhorada na imagem, deixando ela com uma cor mais bonita, e um pouco mais "limpa" também.



Primeiro de tudo: você já pode parar na etapa 2 se a imagem já ficar boa. Mas se você quer fazer uma graça na imagem, você pode aplicar algum efeito a mais por cima pra dar um charme. Mas a questão aqui é mostrar o que vocês definitivamente não podem fazer pra não passar vergonha por aí.

Por favor: não ache que eu estou exagerando nesse efeito porque sinceramente existe gente que acha isso bonito, e aplica sem dó. Esse é o tipo de efeito que DESTRÓI a imagem. Percebem? Não tem necessidade de você aplicar um treco horrivel desses pra deixar mais bonito que as pessoas vão rir da sua cara e tenha certeza disso. 



É muito importante você escolher o filtro de acordo com o tom da sua fotografia. Não adianta você querer colocar um filtro com um tom diferente da sua imagem que vai ficar feio. Abaixo algumas opções que poderiam ser utilizadas nessa foto:



Sinceramente dizendo eu prefiro pouco efeito nas fotos, as vezes vale muito mais você usar mais um filtro de cor do que algum outro efeito em cima pra ficar mais "natural".




Pra finalizar todo esse ritual, você pode colocar uma borda na foto pra ficar diferente. Mas de novo você precisa tomar MUITO cuidado na escolha pra não deixar a foto muito "enfeitada". Depois é só salvar a sua foto e publicar em todas as redes sociais =)

Enfim, essas são as 5 dicas que eu tinha pra compartilhar com vocês. Não existe algo que me deixe mais chateada do que ver alguém tentando deixar a foto bonita e acabar ficando uma tosqueira só. Se vocês gostaram, compartilhe e comente. Beijo!

2 comentários:

  1. Qual o nome desse seu programa que você usa pra colocar os efeitos? Bom post

    ResponderExcluir