12.4.13

POULAIN, Amélie.

Alô, alô, vocês sabem quem sou eu? Gabriela Arnt, Graças a Deus! hahahahaha OLÁ, MEUS AMIGOS! Eu sou a Gabi e escreverei aqui no blog sobre TV e Cinema. Tenho 17-quase-18 anos, sou de Brasília, das danças, das artes, dos livros, e claro, dos filmes. Estudo Letras na Universidade de Brasília e sou cocota do funk. Bom, como é meu primeiro post resolvi falar pra vocês sobre o meu filme favorito de todos os tempos: "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". Queridinho do Tumblr e dos cults (ou pseudos) de plantão, essa poesia em forma de cinema francês me deixa maravilhada e tenho certeza de que os encantará também!

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, um filme de Jean-Pierre Jeunet

O filme de Jean-Pierre Jeunet conta a história de Amélie, uma menina que desde pequena se sente diferente das outras, tendo que aprender a lidar com a solidão, fazendo uso de sua imaginação. Ela cresce, e uma dia acha por acaso em seu apartamento uma caixinha cheia de objetos que provavelmente pertencia a um antigo morador. Ela fica tocada com as lembranças e decide que achará o dono da caixa e a entregará para ele, custe o que custar. Durante sua busca, ela conhece diversas pessoas e toma conhecimento de suas histórias, conhecendo também o amor. Ela quer sempre arrumar a bagunça da vida dos outros, mas às vezes se esquece de arrumar a própria bagunça de sua vida, até que se vê obrigada a superar suas limitações para ser efetivamente feliz.

"São tempos difíceis para os sonhadores."

"Mas Gabi, por que você gosta tanto desse filme?" Simples: desde o início nós percebemos a particularidade dessa história, o diretor mostra detalhes de cada personagem de uma maneira completamente poética e diferente. A trilha sonora é MA-RA-VI-LHO-SA, toda composta por um grandioso músico chamado Yann Tiersen. O filme tem uma fotografia toda especial, sendo todas as cenas quase predominantemente em tons de verde e vermelho. A história é doce, cheia de diálogos memoráveis e nos mostra o amor da forma mais singela que existe, me fazendo chorar mesmo já o tendo assistido 398473024390480392 vezes.  Recomendo, recomendo e recomendo! Assistam aí pra recomendar também. Ou não.

"Então, minha querida Amélie, não tem ossos de vidro. Pode suportar os baques da vida.
Se deixar passar essa chance, com o tempo seu coração ficará tão seco e quebradiço quanto meu esqueleto. Então, vá em frente, pelo amor de Deus."


P.s.: Confiram a trilha sonora, tenho certeza que deixará o dia de vocês 10x mais lindo.






3 comentários: