13.8.12

O olhar perspicaz de Annie Leibovitz.

Hoje em dia é muito fácil encontrar quem ame fotografia. Eu tô dentro desse bilhão de pessoas, mas gosto muito mais de apreciar fotos, participar da produção e edição do que tirá-las. Mas sempre há aqueles que amam fazer tudo isso, o que resulta em fotos incríveis, mas em muitas vezes a gente conhece as fotos, mas não o artista.
Há pouco tempo, vi na faculdade um doc que sério, mudou minha vida, fotograficamente falando. E a razão disso é a ilustríssima Annie Leibovitz e seu senso maravilhoso de estética completa. Ela tem uma relação incrível com as pessoas que fotografa.




Foi em passeios familiares que Annie começou no mundo da fotografia. E entre uma foto aqui outra aculá, ela começou a fotografar para a Rolling Stone. Mas Annie não foi apenas uma fotógrafa da revista, mas foi ela quem mudou o estilo fotográfico da mesma, que desde então é tão cool. Depois da ousadia que Annie passou a levar para as capas, a revista passou a ser muito mais atrativa e claro, as vendas aumentaram.
Antes, todas as fotos da RS eram retratos. Imagine uma revista tão conceituada com fotos tão estáticas. Para o cenário da música não é atrativo, né.

Veja respectivamente as capas antes e depois de Annie chegar dominando, rs.


As técnicas de Annie que faziam toda a diferença. Com o tempo, ela foi além dos retratos e passou a fotografar ambientes de trabalho e convívio, e por isso seu trabalho ficou cada vez mais singular, já que as pessoas preferiam ver situações naturais do que "construídas." Ela também acompanhou uma turnê dos Rolling Stones e conseguiu capturar perfomances incríveis do Mick Jagger. Tal trabalho a deixou quase à beira do precipício, já que os integrantes da banda se drogavam bastante e ela também. Depois disso Annie passou a fotografar para Vanity Fair, Vogue, editoriais de filmes e mais um porrada de outras coisas. Já fotografou as pessoas mais famosas que você puder imaginar, desde Clint Eastwood até Barack Obama e família. Isso sem contar os vários artistas que só aceitavam fazer editoriais se Annie fosse a fotógrafa.

Vejam algumas das fotos mais conhecidas da fotógrafa:

    Nessa sessão, Annie pediu para que toda a banda tocasse e marchasse enquanto ela fotografava.

Sim, a primeira sessão em que Tom Cruise e Katie Holmes mostram Suri, foi fotografada por Annie.

         Vocês lembram do ensaio polêmico de Miley Cyrus para a Vogue em 2009? Mais uma de AL.

   Essa é uma das minhas favoritas. Annie quis destacar Whoopi  e a colocou numa banheira cheia de leite!

    Angelina super linda para a Vanity Fair.

    Toda a sessão maravilhosa de Marie Antoinette para a Vogue.

    Que amoooor de foto!

              Meryl Streep aos 32 anos.

Jennifer Hudson, a primeira cantora negra a aparecer em uma capa da Vogue.

Essa foto gerou muita polêmica, Demi nua e grávida. Mas linda, né?

 Essa é histórica! John e Yoko em uma fotografia que posteriormente, simboliza o amor eterno de ambos e o luto de Yoko pela morte de John. Não acredito que ele morreu 5 horas depois que essa foto foi tirada.

Ufa, tenho certeza de que você conhece pelo menos metade dessas fotos que mostrei aqui. Para quem se interessar, o documentário que assisti se chama Annie Leibovitz: a vida através das lentes. Conta tudo, tem até making off de editoriais.
Annie sempre foi tão apaixonada por sua profissão que por muitas vezes deixava a grana passar, ou exagerava demais em suas produções. Hoje ela está praticamente aposentada (os 63 anos pesaram, né?) e tem uma dívida enorme, quase falida ): Bom, alvez ela não saiba mexer com dinheiro, mas vamos admirar o que ela sabe fazer de melhor: fotografia.

0 grimpeiros:

Postar um comentário